Agenda

05/04/2019

05/04 – Usina da Música com Mamma Jazz e amigos

 A ideia do grupo surgiu de um convite do músico paraibano Pedro Osmar juntamente com Adeildo Vieira, Glaúcia Lima, Jorge Negão, Euclides Aguiar e Sostemar Matias que realizaram os primeiros acordes e ensaios na garagem da casa dos músicos. O primeiro ensaio foi em 2000. No início eram apenas músicas experimentais, mas logo se tornou profissional e começou a atuar no cenário paraibano.

A musicalidade banda vem dos aspectos vividos e trazidos por Guilherme Semmedo no seu país de origem, a Guiné Bissau, que hoje é uma república da África Ocidental que faz fronteira com o Senegal ao norte, Guiné ao sul e leste com o oceano atlântico. Guiné-Bissau fazia parte do Reino de Gabu, bem como parte do Império no século XIX, a região foi colonizada e passou a ser referida Guiné Portuguesa. Foi a primeira colônia portuguesa no continente africano a ter a independência reconhecida por Portugal.

“Trouxe da África diferentes aspectos sociais e culturais do tempo de infância e adolescência e misturei a cultura nordestina, a música brasileira e ao jazz africano”, contou Semmedo. Atualmente, o grupo, que é formado por Débora Vieira, Erica Maria, Elaine Cristina (vocal), Jorge Negão (baixo), Enndy Semmedo (percussão), Sostemar Matias (guitarra), Beto Júnior (teclado) e Stanley Medeiros (violão) fazem do jazz em seu som uma linha de conexão direta com o público.

O show acontece na sala Vladimir Carvalho e terá as participações de: Ramiro Naka, Coletivo Tribo Éthnos e Danças Urbanas CEART.