Agenda

11/05/2017

11/05 – Palco Aberto com Nathália Bellar

Nathalia Bellar

Naturalidade: João Pessoa-PB

Atividades artístico-culturais: Cantora, compositora e intérprete.

Estilo Musical: Jazz, blues, samba, pop e ritmos africanos.

E-mail: producaonathaliabellar@hotmail.com

Contato: (83) 98797-0487 / 98701-2324

Aos 15 anos começou a mostrar interesse pela música quando ganhou de seu pai o primeiro violão. Passou a se dedicar ao instrumento nas horas vagas desenvolvendo um bom aprendizado. Tocar e cantar eram suas maiores distrações. Nessa época, já era influenciada pelo som de uma das maiores bandas de rock do Brasil: a Legião Urbana. Ouvia também, como era comum nessa idade, as chamadas “boy bands” que despertou o gosto pela língua inglesa, ajudando-a mais tarde, a cantar muito bem nesse idioma. Mas foi por influência da mãe, que passou a ouvir grandes vozes da MPB como a de Elis Regina e Maria Bethânia, que ampliaram seus horizontes musicais e hoje são suas maiores influências.

Começou a cantar em um grupo da igreja católica do seu bairro, onde recebeu orientações da líder do grupo sobre como se comportar em relação a sua voz. Dicas valiosas que ela traz até hoje. Aos 18 anos deixou o grupo da igreja por falta de tempo para os ensaios. Muito interessada por artes em geral, entrou para o teatro, onde fez cursos e participou de oficinas com alguns dos grandes nomes das Artes Cênicas, entre eles Roberto Cartaxo na Funesc, e Carlos Cartaxo, na UFPB. Participou da montagem de 03 espetáculos bastante conhecidos, disputou em festivais teatrais e fez também trabalhos menores na tradicional Paixão de Cristo organizada pela prefeitura, na época dirigida por Everaldo Vasconcelos.

Mas a música voltou a chamá-la. Participou de concursos musicais escolares em seu último ano de escola e recebeu de um amigo o convite para tocar na noite em um bar recém-inaugurado no centro da capital João Pessoa. Sua preocupação, era na verdade, ter um acompanhamento ao violão, pois se sentia presa quando tocava.

O canto exigia sua total atenção e sua presença de palco foi sempre o seu diferencial, motivo que iniciou suas parcerias. Primeiro com o primo e parceiro de arte, Thiago Henrique, violonista da Orquestra de Violões da Paraíba. Depois teve ainda mais dois parceiros até chegar, em 2009, a Rafael Fernandes, bacharel em música pela UFPB e também violonista da Orquestra de Violões. Com ele, adentrou de vez no universo dos bares e recepções.  A parceria durou aproximadamente três anos e meio, com repertório bem diversificado, mas focando sempre na Música Popular Brasileira e nos artistas paraibanos como Chico César, Jackson do Pandeiro e Renata Arruda, seus favoritos.

A necessidade de um maior cuidado com a voz, fez com que Nathalia buscasse aulas de técnica vocal na Escola Cenated, do governo do estado onde desenvolveu sua respiração e melhorou sua capacidade vocal. Ainda chegou a participar de uma audição de fim de curso realizada no Theatro Santa Roza.

Em 2011, participou do concurso “Meus 15 segundos de fama” pela TV Cabo Branco e teve um de seus vídeos como o mais votado na internet (93%), o que a levou a participar de uma das edições do JPB cantando a música “Madalena” de Ivan Lins. Depois, recebeu o convite para participar da parte musical do programa Feminíssima, da TV Tambaú.

Em 2012, participou do evento “Entardecer no Centro Cultural São Francisco”, parceria da Arquidiocese da Paraíba com o Governo do Estado e o Curso de Turismo da UFPB. Em Novembro de 2013, integrou o grupo de artistas que se apresentam no projeto Sabadinho Bom, realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, levando o melhor do samba para a praça Rio Branco.

Atualmente, tem como maiores parceiros, o pianista Wagner Luís, bacharel em música pela UFPB e o músico-produtor André Correia, renomado violinista e líder do quarteto Paraíba Jazz. Letrista assumida, a artista possui um amplo acervo de futuras canções. A música “Pra Durar” é sua primeira composição concreta, no qual foi selecionada para integrar a Mostra Sesc de Música Paraibana 2012.

Nathalia Bellar segue na música evoluindo a cada dia; as novas experiências  e parcerias trouxeram uma homogeneidade  para o trabalho da cantora. Em suas apresentações vem mostrando graciosidade, um estilo envolvente, seu carisma e identidade para o público que a prestigia; além de acrescentar ao vasto cenário musical paraibano.

Com suavidade na voz e melodia empolgante a artista surpreende ao fazer a releitura da canção em língua francesa “Voyage Voyage”, famosa nos anos 80. As originais batidas com pegada pop que marcaram essa época e caracterizam a música como uma balada das “antigas”, dão lugar a outro ritmo: o samba.   “Meu próximo passo é concluir a gravação de um EP com canções autorais. Músicas inéditas de compositores paraibanos. E em seguida farei uma nova produção em vídeo com uma dessas canções, para trabalhar shows aqui em nosso Estado. Voyage Voyage foi a primeira experiência”, destaca Nathalia.

Fonte:

http://nbellar.wix.com/nathaliabellar