Agenda

13/01/2018

13/01 – Usina da Música com Nélio Torres

NÉLIO TORRES, natural de João Pessoa, PB, morou 20 anos no Rio de Janeiro, cidade de sua maior produção musical e cultural, e em Vitória, ES, onde recebeu o Título de CIDADÃO ESPÍRITO-SANTENSE, em 2014, da ALES (Assembléia Legislativa do Estado do Espírito Santo), pelo conjunto da sua obra artística. Retorna à Paraíba, em 2015, para coordenar o Cavalo Marinho Estrela da Paraíba, onde é o mestre. Compositor, pesquisador, poeta e produtor, é o fundador do Boi dos Cajueiros (de Maricá, RJ – “PRÊMIO CULTURAS POPULARES 2007 – MinC”). Gravou 06 CD´s autorais independente, e 03 DVD`s (incluso “DANÇA DO TORÉ”, dos Potiguara-PB). É um dos Secretário da IOV Brasil (Orgão Internacional de Folclore e Arte Popular, UNESCO).

ALGUNS PRÊMIOS e HOMENAGENS: 2013: O CD ZUMBIDOS de sua autoria, foi o 1º Classificado no Prêmio Circulação de Música, da Prefeitura de Vitória, ES, e recebeu a COMENDA Mestre Álvaro, da ALEAS (Academia de Letras e Artes da Serra, ES, onde é membro). 2014: Selecionado, pelo Projeto Espírito Mundo, Participou do INTERCÂMBIO no FESTIVAL BRASILICATA TOUR / na ITÁLIA; 2015: A música / clipe ZUMBIDOS foi DESTACADA pela APLJ (Academia Paraibana de Letras Jurídicas), na OAB / PB, Título de HONRA AO MÉRITO. Homenageado pela BRASLIDER, em São Paulo (SP), com o PRÊMIO EXCELÊNCIA QUALIDADE BRASIL 2015, COMENDADOR NÉLIO TORRES. 2016: Nélio Torres, recebeu o PRÊMIO NORDESTINO DE LITERATURA, com outros convidados, pelo Empreendimentos Editoriais Mágico de OZ, do Rio de Janeiro (RJ), em solenidade no Tambau Flat Hotel, em João Pessoa (PB). 2017: NÉLIO TORRES e o CAVALO MARINHO ESTRELA DA PARAÍBA, foi Selecionado e Contemplado no Edital Banco do Nordeste, nosso patrocinador. O Projeto foi aprovado na Lei Rouanet do MinC, onde realizou 02 ações (Oficina e Apresentação), no CCBNB de Fortaleza (CE) e de Sousa (PB), em fevereiro e março. respectivamente.

A Editora Taba Cultural do RJ, lançou o livro Antologia CONTEMPORÃNEOS 2017, onde consta algumas poesias suas.

Nélio Torres foi Homenageado no Projeto: Sábado Cult / Café com Artes, no Shopping Tifanny Center, em Vitória (ES), onde recebeu a Comenda José de Anchieta, Promoção: CTC (Clube dos Trovadores Capixaba), Apoio ALEAS (Academia de Letras e artes da Serra, ES, em abril; NÉLIO TORRES participou do SARAU e realizou uma Palestra / Show, no X CONGRESSO DE POETAS BRASILEIROS, em Campinas (SP), onde foi homenageado. Realização: Portal do Poeta Brasileiro.

Nélio Torres, foi convidado pela APLJ (Academia Paraibana de Letras Jurídicas), e realizou Show, nas solenidade dos 40 anos dessa instituição, com a participação do Cavalo Marinho Estrela da Paraíba, no auditório do CEJUS, no Bairro dos Estados, João Pessoa (PB), no dia 03 de Agosto.

Nélio Torres e Cavalo Marinho Estrela da Paraíba, participaram da NOITE MULTICULTURAL Brasileira, Dia 24 de agosto, 2017, quinta-feira, às 20hs, no Centro Cultural MEMÓRIAS do Rio, Rua Gomes Freire, 289, Lapa, Rio de Janeiro (RJ). Promoção: PRAFAC (Pra fazer Cultura) e Carnaval das Culturas.

O show acontece na sala Vladimir Carvalho.