Agenda

18/01/2018

18/01 a 18/02 – Galeria Alexandre Filho – Exposição ‘Ovelhas’ por Priscila Urpia

As mulheres da colônia Penal Feminina do Recife (CPFR) são tema da exposição Ovelhas, da fotógrafa e jornalista pernambucana Priscila Urpia. O dia a dia das reeducandas que vivem na penitenciária conhecida popularmente como Bom Pastor, é retratado na mostra exposta na Galeria Alexandre Filho, que fica Usina Cultural Energisa, em João Pessoa-PB. A abertura da exposição acontece na próxima quinta-feira (18), às 19h.

Em sua primeira exposição individual a artista evidencia um olhar humano sobre essas mulheres que fazem do cárcere uma oportunidade de recomeço. Resultado de três anos de pesquisa a iniciativa já rendeu um ensaio fotográfico intitulado As Ovelhas, no ano de 2014. Na exposição Ovelhas, além das 24 fotos, o expectador também terá acesso a relatos em áudio de algumas dessas mulheres.

O nome “Ovelhas” é uma alusão a Bom Pastor, antigo nome da CPFR. Com curadoria do fotógrafo Elvio Luiz dos Santos, a mostra fica em cartaz até o dia 18 de fevereiro de segunda a sexta-feira das 7h às 20h, sábados e domingos das 13h30 às 17h. O acesso é gratuito. Como forma de alcance a toda sociedade, sem restrições, o projeto contará com audiodescrição integral das imagens expostas na exposição, para o acesso dos deficientes visuais.

A exposição fotográfica Ovelhas conta com incentivo do Funcultura/Fundarpe, Secretaria de Cultura do Governo do Estado de Pernambuco e com o apoio institucional da Secretaria de Ressocialização do Estado de Pernambuco (SERES), Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Governo de Pernambuco e da Usina Cultural Energisa (Grupo Energisa).