Agenda

18/08/2017

18/08 – Lançamento do site do ‘Memorial Augusto dos Anjos’

O Memorial Augusto dos Anjos foi criado em 2006, pelo do governo do Estado da Paraíba, através do IDEME (Instituto de Desenvolvimento Municipal e Estadual), recebendo aporte financeiro do Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos (FIC). Desde sua abertura, o MAA é administrado pela Prefeitura Municipal de Sapé.

    Os bens culturais que compõem o núcleo inicial do museu fazem parte do complexo arquitetônico pertencente à família de Augusto dos Anjos, passando posteriormente para a família Ribeiro Coutinho, que perdeu parte das terras em pendências judiciais. Hoje, com exceção da sede do museu, localizado na antiga casa de Guilhermina, ama de leite do poeta, da capela, da casa onde nasceu o poeta (totalmente descaracterizada), do pé de tamarindo e do lago, tombados pelo patrimônio histórico e de propriedade da Prefeitura Municipal de Sapé, as terras pertencem ao Incra, que as cedeu para formação de assentamentos rurais.

     Em um espaço que comporta cerca de 70 pessoas são proferidas palestras, exibidos alguns pertences de Augusto e seus familiares. Além disso, é possível conhecer, através de painéis aspectos da vida e obra do poeta. O MAA conta ainda com biblioteca voltada ao universo anjosiano, cópias e documentos originais pessoais, entre outras raridades.

Agora, é a vez de passar esse espaço, para o plano digital, com a criação do site do ‘Memorial Agusto dos Anjos’.

O lançamento do site será na sala Vladimir Carvalho.