Agenda

20/01/2018

20/01 – 1º Encontro de Compositoras Paraibanas

As mulheres representam mais de 50% da população mundial e o Brasil segue essa estatística. Em tese, a representatividade das mulheres em todas as áreas deveria seguir essa proporção, mas não é isso que acontece na prática, como é de conhecimento geral. Essencialmente, nas expressões artísticas e mais ainda no âmbito da criação/composição.

A esmagadora maioria dos agentes criadores em nossa cultura é masculina. Esses fatos instigam uma reflexão sobre as causas dessa realidade e como podemos agir para diminuir essa distância na proporção de homens e mulheres sendo reconhecidos no meio artístico e criativo. E foi a partir desta reflexão que surgiu a ideia de realizar um encontro de compo sitoras paraibanas afim de reunir, estimular e convocar as nossas mulheres ao exercício da composição poética musical.

O encontro visa reunir diversas compositoras da Paraíba com a finalidade de reforçar ou criar os laços entre elas além de chamar a atenção para a importância de suas atuações como agentes criadores na nossa cultura, especialmente na música. Além de estimular e conscientizar as mulheres da importância de se expressarem, diminuindo assim o sentimento de repressão vivido por tanto tempo e que ecoa ainda hoje, precisamos conhecer quem são essas mulheres que já se reconhecem e assumem enquanto compositoras e atrair as que sentem o desejo de criar, mas são desestimuladas por tantos fatores. É preciso que as mulheres se libertem da necessidade de receber alguma aprovação masculina para que elas se sintam confiantes na própria capacidade de compor e criar. É preciso que tanto essas mulheres quanto a sociedade como um todo tenham consciência de que somos muitas e que sabemos com muita competência desempenhar o papel de compositoras, influenciando outras pessoas e nos colocando como formadoras de opinião e criadoras de tendências de pensamento artístico, poético, musical e ideológico.

O evento acontece na Galeria de Arte.