Agenda

20/03/2018

20/03 – Projeto Violadas – ‘A Brasileira’

Com um passeio histórico através das cordas, o projeto Violadas retorna às atividades em 2018 propondo uma temporada com diversidade de linguagens dos instrumentistas locais.

O concerto com os músicos Cledinaldo Júnior e Eduardo Fiorussi acontecerá na sala Vladimir Carvalho.

“Será um duo instrumental de cordas com caráter camerístico, mas com um repertório totalmente na MPB”, explica Eduardo Fiorussi. “Vamos contar a História das cordas desde o início do século passado até os dias de hoje”, afirma.

Ainda segundo o violonista, o repertório à brasileira vai passear por obras de compositores consagrados na música brasileira como Jacob do Bandolim (1918-1969), Waldir Azevedo (1923-1980), Pixinguinha (1897-1973), João Pernambuco (1883-1947), Garoto (1915-1955), Guinga e Paulinho da Viola, dentre outros.

Além da viagem musical, a dupla também apresentará ao público o universo de vários instrumentos de cordas, tais como o violão de 6 e 7 cordas, o bandolim, o cavaquinho, a viola e o violão tenor, todos confeccionados por aqui pelo confeccionados pelo luthier João Batista.

Cledinaldo Júnior e Eduardo Fiorussi são professores do curso de Música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e integram também o grupo Pé de Choro. Junto com os trabalhos solos e dos projetos de extensão, ambos desenvolvem uma série de ações na área da educação e da cultura, tais como a Orquestra de Violões da Paraíba e grupo de Choro da UFPB.

Eduardo Fiorussi e Cledinaldo Junior

Fonte: http://correiodaparaiba.com.br/cultura/show/projeto-violadas-abre-a-temporada-com-repertorio-a-brasileira/