Agenda

20/07/2017

20/07 – Recital com Marcos Andrade ‘Minhas Mãos Meu Cavaquinho’

Marcos Antônio da Silva Andrade nasceu em 11 de março de 1981, na cidade de João Pessoa-PB. Conhecido no meio artístico por “Té”, apelido herdado da sua tia. Nos ensaios que aconteciam da Escola de Samba próximo a sua casa, se encantou com o som percussivo daquela bateria. Marcos, aos dois anos de idade, precocemente, dá o seu primeiro passo no universo musical. Seus primos, principais incentivadores, ao adaptarem um repinique –instrumento de percussão – perceberam sua propensão para música. Durante sua trajetória musical, como autodidata aprendeu outros
instrumentos como o violão, teclado e outros percussivos. Em 1997, no trompete, cursou extensão na Universidade Federal da Paraíba – UFPB, onde aperfeiçoou o seu conhecimento musical. Nesse mesmo ano esteve a frente como regente da banda marcial da Escola Professor Raul Cordula. Não se considerando multi-instrumentista, a partir de 1999, adotou o cavaquinho como seu instrumento principal. Seis meses depois, se apresentava em bares, casas noturnas e festas com grupos e cantores (as) de samba, choro e forró da sua cidade, atuação que acontece até hoje.

Marcos Andrade tem realizado vários trabalhos no cenário musical de João Pessoa, enquanto músico instrumentista. Dentre estes trabalhos, se destacam: gravações de Cd’s, Dvd’s, produções e direções musicais com grupos e cantores da terra, além de acompanhar outros artistas importantes no cenário do samba nacional. Para aperfeiçoar suas habilidades, em novembro de 2012, decide prestar vestibular para o curso de música na UFPB. Em 2013.1, ingressa no curso de Graduação em Música. E com a apresentação deste Recital, como requisito para obtenção do título de graduado, passa a ser o primeiro licenciado em Práticas Interpretativas com Habilitação em Cavaquinho no Brasil.

O recital acontece na sala Vladimir Carvalho.