Agenda

20/12/2018

20/12 – Usina da Música com João Linhares

Naturalidade: Patos – PB

Nascimento: 17 de novembro de 1964

Atividades artístico-culturais: Músico, arranjador, instrumentista, compositor e maestro

Discografia: João Linhares; Teu Beijo; Navegante

E-mail: linharesmusico@gmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/joao.linhares.1610

João Linhares de Medeiros começou sua história na música graças a influência de sua irmã que tocava violão e que o familiarizou com esse universo quando ainda era pequeno.

A partir dos oito anos de idade iniciou as aulas de violão com sua mãe Celerinda Linhares, que logo depois o matriculou no curso de extensão em música na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), ministrado pelo professor Djalma Marques.

Em 1980 iniciou os estudos com violoncelo na mesma extensão da UFPB, mas dessa vez obteve experiências musicais com vários professores, entre eles estava Juarez Johnson, André Mouroux, Francisco Pino, Nelson Campos e Márcio Mallard, com quem pode influenciar-se. Também fez curso de Apreciação Musical com o compositor José Siqueira, além de estudar harmonia musical com os docentes J. A. Kaplan, Clóvis Pereira e Ian Guest.

Ao longo de sua carreira, contribuiu com a produção e composição de várias obras musicais de cantores brasileiros, como Zizi Possi, Rita Ribeiro, Lenine, Rosa Passos, Johnny Alf, Kid Abelha, Flávio Venturini e Joyce Moreno. Também realizou trabalhos internacionais com João Donato no CD lançado em Los Angeles, nos Estados Unidos e junto com Ricardo Domingues, em Buenos Aires, na Argentina.

Na sua trajetória artística também foi regente de orquestras pelo país, como a Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra Tom Jobim São Paulo e Orquestra Sinfônica da Paraíba.

O paraibano também tem uma atuação em composição e direção musical para grupos de corais, espetáculos de ballet, tango, jazz e orquestras de frevo. Tocou violão, violoncelo, cavaquinho e guitarra com a banda de Chico César em sua turnê mundial intitulada “Mama Mundi”, que passou pelo Brasil, Europa, Estados Unidos e Canadá.

João Linhares foi convidado pelo grupo Falamansa para trabalhar em sua turnê pelo Brasil, EUA e Japão. O artista atua em projetos locais, como diretor musical, onde tem sua própria empresa desenvolvendo-se como empreendedor.

Fontes:

http://www.jornaldaparaiba.com.br/cultura/noticia/73830_o-desabafo-do-ex-maestro-joao-linhares

http://programapalcobrasil.blogspot.com.br/2015/07/joao-linhares-no-programa-palco-brasil.html