Agenda

23/12/2018

23/12 – Cultura Popular com Maracastelo, Grupo Lonney Tunes Crew e o Balé Popular da UFPB

O Maracastelo é um grupo que fomenta a cultura do Maracatu de Baque Virado em João Pessoa. O grupo está vinculado ao Coletivo Maracastelo, que promove uma oficina aberta de maracatu, iniciativa que contribui para a formação de seus integrantes. O Maracastelo pede licença e proteção pra brincar o maracatu com respeito as nações e todos que carregam a sua tradição, carregando em seu baque a identificação com a cultura afro-brasileira. O grupo canta toadas tradicionais, bem como composições autorais e cumpre sua missão de brincar e fazer outros brincarem o maracatu de baque virado.

O grupo Looney Tunes Crew foi fundado em 2008 com intuito de propagar a cultura Hip Hop. Já participou de várias apresentações pelas comunidades, promovendo atividades sociais e também de campeonatos em eventos renomados na cidade de João Pessoa e fora da Paraíba.

O Projeto Social Looney Kids atende crianças e adolescentes de famílias carentes de forma gratuita, ensinando os fundamentos da cultura Hip Hop, abrangendo especificamente o Break (dança de rua).

O Balé Popular da UFPB surgiu a partir de um Projeto de Extensão da Universidade Federal da Paraíba, atuando de forma integrada ao Núcleo de Pesquisa e Documentação da Cultura Popular (NUPPO), e também vinculada à Coordenação de Extensão Cultural (COEX), Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PRAC) e ao Núcleo de Teatro Universitário (NTU).

A proposta do Balé Popular está baseada nas raízes, na alma do cotidiano do povo nordestino, nas cores, ritmos, costumes e posturas; sua mensagem é transmitida através da imagem, do gestual, das expressões reproduzidas pelos bailarinos que o compõe, recriando gestos abarrotados de realismo e autenticidade.

O grupo tem como objetivo pesquisar e desenvolver a dança popular como forma de divulgar a cultura nordestina, através de espetáculos, sempre buscando uma forma original de manter vivas as tradições populares dentro e fora dos palcos.

A apresentação acontece na sala Vladimir Carvalho dentro da programação do Natal na Usina.