Agenda

24/08/2017

24/08 – Lançamento do 17º volume da coleção Primeira Leitura ‘Eudésia Vieira em Quadrinhos’

Eudésia Vieira
Eudesia de Carvalho Vieira, atual influência feminina para a historiografia paraibana, nasceu no dia 08 de Abril de 1894, no povoado de Livramento, município de Santa Rita. Sendo seus pais, Pedro Celestino Vieira, e Rita Filomena de Carvalho Vieira. Teve seus estudos do primário realizados na escola particular D. Isabel Cavalcante Monteiro, e se formou posteriormente na escolaNormal do Estado, no ano de 1911, recebendo a honra de ser a oradora da turma. Somente em 1915, com a realização de um concurso público, iniciou seu estudo no magistério oficial. Durante este período, foi convidada a ministrar aulas nas localidades de Serrania, onde, logo em seguida transferiu-se para Santa Rita, e por fim, mudou-se para a capital do Estado.
No ano de 1917, Eudésia Vieiracasou-se com José Taciano da Fonseca Jardim, tendo como fruto deste matrimônio 14 filhos, onde infelizmente, apenas cinco sobreviveram. Sendo quatro deles, João Batista, Leôncio, Marcília Celeste e Maria do Brasil. Neste mesmo período, contrariando a vontade do esposo, e encarando diversas dificuldades devido ao preconceito existente na época, Eudesia decide ser médica. Preparou-se, e se submeteu àsprovas da faculdade de medicina do Recife, onde recebeu o diploma de doutora em ciências médicas e cirúrgicas, no ano de 1934, sendo a única mulher da turma, defendendo assim sua tese sobre a Síndrome de Schickili.
Após sua conclusão satisfatória, instalou em sua residência, em João Pessoa, um consultório na Rua Duque de Caxias, onde passou a se dedicar a seus clientes, fazendo da medicinaapostolado. Em meio a esta atividade, foi assistente social na penitenciaria Modelo, se tornando muito querida pelos presidiários do lugar. Professora, jornalista, poetisa e médica, Eudésia Vieira ingressou no Instituto Histórico e Geográfico paraibano, no dia 03 de Junho de 1922, exercendo cargo de suplente de primeiro secretário e de oradora.

O lançamento do livro acontece na sala Vladimir Carvalho.

Fonte: http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Biografia-De-Eud%C3%A9sia-Vieira/55403259.html