Agenda

30/09/2017

30/09 – Usina da Música – Especial Chico Buarque com Fábio Torres

Naturalidade: Patos – PB

Nascimento: 19 de março de 1974

Atividades artístico-culturais: Pianista, tecladista, compositor de música instrumental e temas, intérprete e cantor.

Contato: (83) 98660-5420

José Flávio Torres Ferreira é conhecido como Fábio Torres. O nome artístico surgiu na época que residiu em São Paulo, ainda uma criança, e realizava apresentações musicais para os amigos, e eles entendiam “Fábio”, e assim, optou pela escolha do pseudônimo “Fábio”.

Foi muito influenciado por seu pai e tio (Pinto do Acordeon) que ensinaram muito sobre música. Mas a bossa nova e o jazz lhe despertaram a vontade de conhecer e aperfeiçoar-se na sua carreira.

Começou aos 18 anos a cantar e desenvolver um repertório em bares e restaurantes da cidade. Fez também uma breve passagem pelas bandas de baile Tentáculus e Mistura Fina. Tocou com artistas conhecidos, a exemplo Waltinho do Acordeom, Paulo Ró, Pinto do Acordeom, Rosildo Oliveira e Beto Preah.

O primeiro álbum gravado por Fábio Torres foi intitulado “+ Bossa + Jazz”. O estilo e gênero do trabalho estão ligados às suas influências, que incluem também o samba e o chorinho. Além de intérprete, o artista é compositor de música instrumental e de temas. Atualmente, ele está se preparando para gravar seu segundo disco, cujo título ainda não foi divulgado.

No ano de 2014, ele participou de forma brilhante na Semana do Músico junto com a Banda Baluarte no anfiteatro da Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano, apresentou-se ao lado do baterista Danilo César com quem trabalha há mais de sete anos. O show fora recheado de Música Popular Brasileira (MPB), música paraibana e clássicos da música nordestina.

Fábio Torres satisfeito declara: “Esse projeto da Estação Cabo Branco é muito importante para o músico sentir-se valorizado, uma vez que não existem espaços para comemorar. A música é a pilastra do mundo, afinal sem música não haveria alegria”.

Em 2015, o jazz e música brasileira de Fábio Torres junto com o soul music de Manu Lima e Sensualidade Nagô foram ritmos que embalaram a 6ª edição da Semana do Músico, no anfiteatro da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. Neste show, o músico mesclou repertório de MPB, um pouco de jazz e música instrumental.

O artista realiza apresentações na Usina Cultural, Picuí Praia, Rock 29, restaurantes  Coelhos e Crustáceos, bares, entre outros.

Fontes:

https://www.facebook.com/fabiotorrespianistat?fref=ts

http://www.joaopessoa.pb.gov.br/141495/

Fábio Torres, Manu Lima e Sensualidade Nagô são atrações da Semana do Músico