Agenda

01/06/2017

Lançamento do livro Zé da Luz em quadrinhos

Considerado um dos maiores nomes da poesia popular nordestina e recordista de vendas em livrarias de norte a sul do país, o paraibano Zé da Luz é o personagem da nova História em Quadrinhos que a Patmos Editora lança na quinta-feira, 01 de junho, às 19 h, na Usina Cultural da Energisa. Será o décimo sexto título da coleção Primeira Leitura, adotada em inúmeras escolas públicas e particulares do Estado.

 

Nascido em Itabaiana, Severino de Andrade Silva tornou-se nacionalmente conhecido como Zé da Luz devido ao sucesso alcançado pelo primeiro livro que assinou com esse pseudônimo: Brasil Caboclo, editado em 1936 e que já teve mais de uma dezena de reedições. É um dos maiores fenômenos editoriais do Brasil há mais de 80 anos. Para estudiosos do assunto, as tiragens e vendagens da obra de Zé da Luz só podem ser comparadas aos números obtidos por outro mestre do gênero, Catulo da Paixão Cearense, em quem o poeta paraibano confessadamente se inspirou.

 

A Patmos Editora toma como exemplo da popularidade de Zé da Luz o fato de que a sexta edição de Brasil Caboclo, lançada em 1960 pela extinta editora Acauã, que tinha entre seus sócios o jornalista Carlos Roberto de Oliveira (os outros eram Gonzaga Rodrigues e Natanael Alves), alcançou um total de vendas até hoje não atingido por qualquer outro título da empresa. Carlos Roberto, fundador da Patmos, esteve à frente da editora até a morte prematura que surpreendeu seus colaboradores e amigos em outubro do ano passado. A edição em HQ de Zé da Luz foi um projeto que mereceu especial carinho de sua parte.

 

Autor do roteiro do novo título da coleção Primeira Leitura, Jairo César (as ilustrações são de Américo Filho) diz na apresentação que Zé da Luz em Quadrinhos foi tratado com muito zelo e cuidado pela editora. “Escrever a biografia em quadrinhos de um homem tão único não foi tarefa fácil”, reconhece, mas estima que os leitores “serão iluminados com a luz dos versos deste genuíno poeta popular paraibano”.