Agenda

15/03/2019

RESULTADO EDITAL DE OCUPAÇÃO GALERIA DE ARTE USINA CULTURAL 2019_2020

Edital de Ocupação Usina Cultural Energisa 2019-2020 – Resultado

A Comissão de Seleção do Edital de Ocupação da Usina Cultural Energisa (Artes Visuais), formada pelos artistas e curadores Flávio Tavares, Raul Córdula, Chico Pereira e Dyógenes Chaves, curador da Usina Cultural, em reunião do dia 11 e homologada hoje, 15 de março, apresentou o resultado dos trabalhos de seleção dos artistas que farão parte da programação de exposições entre 2019 e 2020, na galeria de arte da Usina.

A Comissão selecionou oito propostas entre quarenta e nove inscritos, sendo sete para mostras individuais – Thayroni Arruda, Guto Holanda, Serge Huot, Li Vasc, Edilson Parra, Jas-One e Cris Peres – e uma para exposição coletiva – com o grupo Brincante de Imagens. Além dos selecionados a Comissão indicou os artistas Adriano Machado, Addisseny, Vanessa Cardoso, Davi Queiroz, Geo, Analice Uchoa e Adriano Dias, Dona Lindalva e Ana Andrade, Allan Luna e Danielle Travassos, para compor mostras coletivas. Segundo o curador da Usina Cultural Energisa, Dyógenes Chaves, esses artistas apresentaram propostas de qualidade, mas que não atenderam aos critérios de realizar uma individual, de acordo com o edital. “Em breve teremos um encontro com os artistas para discutirmos a ideia e os detalhes das mostras coletivas”, disse Dyógenes.

Como critérios para análise das propostas a Comissão levou em consideração àquelas que apontavam para processos investigativos ou de pesquisa na produção recente dos artistas, a unidade de cada proposta, como fator demonstrativo de atitude reflexiva diante da produção artística contemporânea, e a adequação entre conceito e linguagem utilizados pelos artistas.

Segundo a Comissão técnica do Edital este ano superou outras edições, principalmente nos números referentes às inscrições. Por exemplo, aumentou o número de mulheres inscritas e selecionadas, assim como o número de nascidos no Estado e os residentes em cidades do interior. Do total, foram 24 inscrições em Técnicas tradicionais (pintura, fotografia, escultura, desenho) com destaque também para Instalações (08) e Fotografia (14). Por faixa etária, a maioria (28) está naqueles que tem entre 20 e 40 anos, o que significa uma edição com mais artistas considerados jovens.

Em breve será anunciada a programação com o calendário das exposições para o ano de 2019, que deve começar já no mês de abril. A Energisa está dando sequência ao seu programa de exposições dedicadas a artistas paraibanos, na ideia que a Paraíba deve reconhecer, antes de tudo, seus artistas e sua produção contemporânea.

O Edital de Ocupação da Usina Cultural Energisa é uma realização da Secretaria Especial da Cultura/ Ministério da Cidadania, via Lei Rouanet com patrocínio da Energisa Paraíba.