Agenda

12/09/2018

12/09 – Projeto Violadas com Herbet Douglas

Naturalidade: João Pessoa-PB

Nascimento: 1997

Atividade artístico-cultural: Violinista.

Estilos musicais: Clássico e Erudito

Herbert Douglas quando criança ouvia música popular brasileira, a exemplo de Legião Urbana, Cazuza, Zé Ramalho entre outros; e influenciado pelo seu irmão Thiago Henrique que também é musico, passou a admirar a música clássica e erudita.

Ganhou seu primeiro violão aos oito anos de idade, mas só começou seus estudos musicais aos 11 anos, na Escola de Música Antenor Navarro, do Espaço Cultural. Sob a orientação de Darlan Nascimento, seu professor de violão na EMAN, travou contato com obras da literatura violonística pertencentes a diversos períodos da história da música, possibilitando a construção de repertório para recital solo de violão.

No final de 2011, na Sala Banguê do Espaço Cultural, Herbert, aos 14 anos realizou sua primeira apresentação pública, ele tocou uma peça solo, na comemoração dos 80 anos da escola.

No início a família, exceto seu irmão, não apoiava que o jovem garoto seguisse na carreira de musico, porém quando ele estava concluindo o primeiro curso de música, a sua família percebeu que Herbert tinha talento e devia seguir com o seu sonho. Herbert continuou a se aperfeiçoar e hoje é aluno do curso superior de música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Segundo Herbert, ele se inspira nos grandes artistas como o compositor e maestro John Willians, o guitarrista David Russel e o maestro e compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos. Ele diz “Eu comecei a tocar música erudita desde o início, eu não queria tocar outra música, hoje mesmo ouvindo música popular brasileira, mesmo assim, o meu gosto é sempre para a música orquestrada”.

Em abril de 2013, realizou seu primeiro recital solo, no auditório da EMAN, onde executou diversas obras, dentre elas o “Concierto de Aranjuez” do compositor Joaquin Rodrigo, em uma redução para violão e piano, acompanhado pelo pianista Glauco Tássio.

Herbert, em Janeiro de 2015, participou do X Festival de Música Clássica de Santa Catarina (FEMUSC), em Jaraguá do Sul/SC, onde durante duas semanas teve aulas com os professores Eduardo Isaac e Mario Ulloa. Realizou diversos concertos em cidades próximas e no Teatro do SESC de Jaraguá. Também integrou a Orquestra de Violões do Femusc, tendo o Eduardo Isaac como coordenador.

O músico também participou de Masterclasses com violonistas de renome nacional e internacional como: Daniel Wolff, Fábio Zanon, Marcelo Fernandes, Ezequias Lira, Marcos Pablo Dalmácio e Thierry Bégin-Lamontagne.

Herbert Douglas além de realizar apresentações solo, também faz parte da Orquestra de Violões da Paraíba (OVPB), a orquestra é considerada ícone na cultura paraibana, por sua relevante contribuição musical e formativa, foi criada em maio 1992 pelo Maestro Gladson Carvalho.

Fontes:

http://albergio.blogspot.com.br/

http://albergio.blogspot.com.br/2015/03/pavio-projeto-violadas-temporada-2015-1.html

http://folhavipdecajazeiras.blogspot.com.br/2015/03/reestreia-projeto-violadas-2015-jovem.html

https://www.youtube.com/watch?v=G1WYJ78s6Ds

https://www.facebook.com/HerbetDouglas