Agenda

14/12/2019

14/12 – Tenda da Música com Totonho

Um concerto recheado de sambas e baladas, com o formato de baile. Totonho nasceu no Sítio do Tinguí, em Monteiro, na Paraíba. Filho de dona Luzia do Bolo, no começo era vendedor de buchada de bode, e assistiu a muitas cantorias de repentistas da região. Foi quando teve seu primeiro contato com a música.

Com apenas nove anos de idade, Totonho montou a banda ‘Os Renegados’, que tocava com latas (guitarra de lata, bateria de lata e afins). “Foi ali que começou tudo e me tornei compositor”, afirmou. Em 1982 resolveu que queria mesmo seguir a carreira de músico. Mudou-se para a capital paraibana onde participou da criação do ‘Musiclube da Paraíba’, uma cooperativa de compositores por onde passaram nomes como Chico César, Milton Dornellas, Jarbas Mariz e os irmãos Pedro Osmar e Paulo Ró, Adeildo Vieira, entre outros.

Durante cinco anos, Totonho participou do ‘Projeto Tocar Por Prazer’ cantando e tocando violão em João Pessoa. Nesse mesmo período cursou Faculdade de Arte e Educação e deu início a um trabalho social, junto às comunidades. Já premiado e conhecido como um dos melhores compositores da região, no final de 1988 foi para o Rio de Janeiro fazer uma Pós-Graduação e tentar a vida como músico.

Fonte: https://auniao.pb.gov.br/noticias/caderno_cultura/musica-do-mundo-apresenta-totonho

O show acontece na Tenda da Música.