Agenda

17/06/2022

17 a 19.06 | XVII FESTIVAL DO JAPÃO NA PARAÍBA

Selecionado no Edital de Ocupação Não Oneroso 2022, o XVII Festival do Japão na Paraíba acontece entre os dias 17 e 19 de junho, na Usina Energisa.

Inscrições, valores e programação completa em – https://www.sympla.com.br/xvii-festival-do-japao—joao-pessoapb__1600860

Em 2022, o Festival vem com o tema: “Reintegrando ao Meio Ambiente”, e celebra o 114º aniversário da imigração japonesa no Brasil, cujo marco é a chegada do Kasato Maru em 18 de junho de 1908. A XVII edição tem inspiração no Ano Internacional das “Ciências Básicas para o desenvolvimento sustentável”, retomando aquela lição de como a cultura japonesa nos lembra como o ser humano é indissociável da natureza.

A programação traz, em tempos de pautas urgentes na preservação do meio ambiente, posturas e reflexões propositivas através das atividades culturais, éticas e sustentáveis, tais como: artes marciais, do ikebana – a arte do embrulho com lenço furoshiki que evita o descarte de embalagens e o reaproveitamento de retalhos de pano -, e oficina com Thaís Kato, especialista em origami de tecido.

Na Galeria Alexandre Filho, a exposição “Patrimônio Mundial do Japão” (Acervo do Consulado Geral do Recife), traz 32 calendários, banners, maquetes, acessórios, pipas, cochins e objetos de importante valor para a cultura japonesa; além dos pesquisadores Victoru Kinjo e Eduardo Colombo que falarão sobre recente viagem por Okinawa e Tóquio, apresentando a pesquisa ação-arte em defesa dos rios e partes dos shows “De repente, em algum lugar” e “Terráqueos”. Outra ilustre presença musical é Utahito Kitahara, grã-mestra de koto da escola Seiha, que nos brinda, também, com sua bela voz e seu shamisen. Seiha representa o estilo Hôgaku, tido como clássico, que quanto mais conectado com a natureza, mais se torna refinado.

Serão três dias recheados de workshops, oficinas, palestras, exposições e apresentações musicais. Além das oficinas de japonês, mangá, origami, ikebana divertimusicalizando e de orinuno e de taiko. Vai ter também Animes e jogos que vão de games, Quiz, karaokê, J- e K-pop.

O evento, que tem o apoio da Usina Energisa PB, é uma iniciativa da Associação Cultural Brasil Japão da Paraíba e do projeto de extensão Música, Inclusão, Cultura Oriental e Latinoamericana do Labeet/ UFPB; tem como parceiros o Consulado Geral do Japão de Recife, UFPB, Energisa Paraíba, Orijampa, Associação de Docentes da UFPB (ADUFPB) e da Fundação Japão de São Paulo (FJSP).