Agenda

23/01/2020

23/01 – RODA DE CONVERSA: Fotografia, religiosidade e direitos humanos.

O Centro Estadual de Arte (CEARTE-PB), em parceria com a Usina Energisa, realiza nesta quinta-feira *(dia 23/01 as 15h)*, a Roda de conversa *“Fotografia, religiosidade e direitos humanos”*, com os fotógrafos da exposição *“Kipupa-Caiana: de malungo pra malungo”*, Allan Luna e Hélder Oliveira. Estarão presentes ainda no evento, membros da comunidade remanescente de quilombo *Caiana dos Crioulos*, representados por Cida de Caiana, Mestra do Coco de Roda e Ciranda Desencosta da Parede, além de organizadores e participantes do *Kipupa Malunguinho*, encontro nacional de juremeiros realizado anualmente em Abreu e Lima – PE, representados por Alexandre L’omi L’odò, juremeiro e Mestre em Ciências da Religião.

Em seguida, serão todos convidados para uma visitação à exposição *(em cartaz até 31 de janeiro)* na Galeria Alexandre Filho, na Usina Energisa. A exposição, que faz parte da Semana de Arte do CEARTE, tem curadoria de *Thayroni Arruda* e é realizada pela Galeria das Quinze Portas. Nela, Allan Luna e Helder Oliveira registram os dois emblemáticos grupos de população negra mencionados acima e levantam discussões sobre liberdade religiosa, quilombismo e cultura popular. No momento em que direitos ou mesmo a própria vida e existência destas minorias estão postos em xeque, faz-se fundamental este grito contra o racismo, a desigualdade e a intolerância que perseguem a tradição, a memória e a história dos povos de matriz africana.

*Roda de Conversa – Fotografia, religiosidade e direitos humanos*
*Local*: Usina Cultural Energisa – Sala Vladimir Carvalho. R. João Bernardo de Albuquerque, 243, Tambiá. João Pessoa – PB.
*Data*: 23 de janeiro de 2020 as 15h
*Participação Musical*: Mikinha e Projeto IrrigaTerra – Voz e Cavaco Acústico