Agenda

24/03/2022

De 24/03 a 23/04 | Exposição ‘Áusências’, individual das artistas Li Vasc e Natália Araújo (Coletivo de Mulheres Entremeios)

Dia 24 de março, quinta-feira, às 16h, será inaugurada a exposição, ‘Áusências’, individual das artistas Li Vasc e Natália Araújo (Coletivo de Mulheres Entremeios), são 25 obras (objetos, vídeos, gravuras-objeto, cianotipias) produzidas entre 2020 e 2022.

Natália Araújo é natural de Garanhuns/PE, atualmente reside em João Pessoa/PB. Graduada em História pela UPE e mestranda no Programa de Pós-graduação em Artes Visuais (UFPB/UFPE). Participou de exposições coletivas e individuais, no nordeste e sudeste do país, destacando-se a primeira exposição individual Árvore Genealógica, realizada no Casarão 34, em João Pessoa (2021). Sua investigação poética tem como mote a memória e seus desdobramentos, especialmente em relação a ancestralidade e representatividade negra, experimentando diversos suportes artísticos como: performance, pintura, escrita, escultura e fotografia expandida.

Li Vasc é artista visual e mestre em literatura e interculturalidade (UEPB, 2019). Atua também como professora em cursos online na área da fotografia experimental, além de ministrar aulas sobre a relação entre fotografia e literatura. Participou de exposições em diferentes estados brasileiros, bem como na Colômbia e em Portugal. Residências em Belém/PA (Fotoativa, 2018) e Curitiba/PR (Mulheres em Residência, 2021). Desenvolve trabalhos com instalações, serigrafias, performances e desenho expandido em cianotipias e antotipias. Considera que toda palavra é imagem. Passou a captá-las das ruas, criando uma espécie de letreiro/poema. Para a artista, toda obra inicia na palavra, nos rascunhos e nos gestos, constituindo a fotografia como um espaço artes

Até 23 de abril de 2022, de terça a sábado, das 13h às 18h

Curadoria: Dyógenes Chaves 

Realização: Secretaria Especial da Cultura/ Ministério do Turismo (Lei Rouanet)

Patrocínio: Energisa Paraíba

Obs. Artistas selecionadas no Edital de Ocupação da Usina Cultural Energisa 2019-2020. Exposição inaugural do calendário 2022 da Usina Cultural Energisa.