Agenda

11/10/2016

I FEST ARUANDINHA – Cinema & Literatura Infanto-Juvenil

Terça-feira, dia 11

Sala Vladimir Carvalho (Usina Cultural/Energisa)

19hs Workshop com o diretor Frederico Pinto sobre Animação no Brasil: tendências e desafios.

 

Ficha As aventuras do avião vermeho

 

Produtoras Armazém de Imagens A Armazém de Imagens é uma produtora independente, sediada em Porto Alegre, que entrou no mercado audiovisual em 2002, com foco na produção para cinema e televisão. A produtora já realizou projetos com os principais editais de fomento: Fumproarte – Fundo Municipal de Apoio a Cultura da Prefeitura de Porto Alegre, Prêmio IECINE (Instituto Estadual de Cinema do RS), BNDES, Petrobras Cultural e Ministério da Cultura. A Armazém de Imagens também já realizou diversos trabalhos para a RBS TV, incluindo a participação em quatro edições do Prêmio Histórias Curtas (em que ganhou 18 prêmios pelas suas produções) e da série Quintana Anjo Poeta. Entre as principais realizações da Armazém de Imagens estão curtas-metragens em 35mm (Docinhos, Intimidade, Os Olhos do Pianista e De lá pra cá); programas de ficção e documentário para a televisão (24 Horas, Salão Aurora, Foi onde deu pra chegar de bicicleta, É pra Presente, Diferente e Quintana Inventa o Mundo, para RBS TV; Tom e Tom-Tom e Tratado de Liligrafia, para a TV Brasil; piloto de série Bolota & Chumbrega, para o programa AnimaTV); e projetos relacionados a artes visuais como o Making of da 4ª Bienal do Mercosul.  As Aventuras do Avião Vermelho é o primeiro longa-metragem da produtora.

Okna Produções A Okna Produções é um bureau de produção audiovisual e cultural. A empresa desenvolve projetos próprios e constitui parcerias onde presta seus serviços de produção e produção executiva. Atualmente, realiza vários projetos audiovisuais para cinema e televisão, entre documentários e filmes de ficção, de curta, média e longa-metragem. Realiza, ainda, eventos ligados ao audiovisual, a fim de fomentar a formação de público para a produção independente. Entre os principais trabalhos da produtora estão os longas-metragens: Insônia, de Beto Souza (em finalização); Walachai, documentário de Rejane Zilles; Porteira Fechada, de Guilherme Castro (em fase preparação e captação de recursos); Aluga-me para Amar (em fase de desenvolvimento de roteiro); A Descoberta de Orfeu, com direção e roteiro de Alexandre Derlam e Rene Goya (em fase de preparação e captação de recursos), A Última Praia, de Fabiano de Souza (em finalização) e o longa-metragem de animação As Aventuras do Avião Vermelho, de Frederico Pinto e José Maia (em produção). Entre os curtas-metragens destacam-se: Penalidade Máxima, de Lisiane Cohen; Hóspedes, de Cristiane Oliveira; Tratado de Liligrafia, de Frederico Pinto; Enciclopédia, de Bruno Barreto; Livros no Quintal, de Vinicius Cruxen; Aos Pombos, de Guilherme Castro (em pré-produção) e Volto Logo, de Eduardo Wannmacher (em finalização).

Elenco

FERNANDINHO 

Pedro Yan – É a sua estréia no cinema e já assumiu o papel do protagonista da história. Embarcou na aventura com muito biscoito e diversão, com apenas 8 anos de idade.

CHOCOLATE

Lázaro Ramos – Foirevelado no Bando de Teatro Olodum (que integra o Teatro Vila Velha), em Salvador (BA). Desde 1994 participou de mais de 14 espetáculos, incluindo o sucesso de público e crítica a peça “A Máquina”, de João Falcão, que estourou no eixo Rio-SP e o levou a trocar Salvador pelo Rio de Janeiro. Participou também das peças “Mamãe não pode saber”, novamente sob direção de João Falcão. Em “Madame Satã”, seu primeiro protagonista no cinema, representou a personalidade homossexual do bairro carioca da Lapa. É um dos mais premiados atores brasileiros de sua geração, e repetidamente elogiado pela crítica. Já trabalhou também no programa Fantástico da Rede Globo, como apresentador, e dirige o programa Espelho, no Canal Brasil.

 

 

 

 

AVIÃO VERMELHO

Milton Gonçalves – Tem mais de 50 anos de carreira artística, trabalhando com cinema, televisão e teatro. Sempre respeitado e querido, ganhou muitos prêmios. Ao todo fez mais de cem filmes, com papéis grandes e pequenos, contracenando também com muitos artistas estrangeiros, como Jacqueline Bisset, Raul Julia e outros. O ator faz parte do seleto grupo de 50 pessoas que está na Rede Globo desde o início. Em sua ficha constam novelas como, “Véu de Noiva”, “Um Homem que Deve Morrer”, “Selva de Pedra”, “Carga Pesada”, “A Grande Família”, “Baila Comigo”, “Pecado Capital”, “Irmãos Coragem”, “Anjo de Mim”, e muitos outros trabalhos, entre novelas, mini-séries e Casos Especiais. O ator também é reconhecido pela sua militância no movimento negro.

URSINHO

Wandi Doratiotto – É músico do grupo PREMEDITANDO O BREQUE (PREMÊ), com vários álbuns gravados e apresentações em todo o Brasil. Na TV Cultura de São Paulo, é ator dos programas infanto-juvenis “Ra-Tim-Bum” e “X-Tudo”. Escreve e apresenta o programa “Bem Brasil”, pela TV Cultura em rede nacional desde a sua estréia em 1991. Participou de vários comerciais de televisão e cinema, onde os mais destacados são os da campanha da Brastemp (“Não é assim uma brastemp…”) e do Itaú Seguros (ambos premiados). Participou como ator nos longas metragens: “Sábado”, “Boleiros”, “Boleiros II” e “O Príncipe” de Ugo Giorgetti; “Ed Mort” de Alain Fresnot; “Os Três Zuretas” de Cecílio Neto; “Viva Voz” de Paulo Morelli (em produção pela O2 Filmes); “Amor À Vista” de Luis Villaça; “Sob o Signo da Cidade” Bruna Lombardi/Riccelli. Participou na TV Globo em vários episódios de “Retrato Falado” de Denise Fraga no “Fantástico” e do programa “Sandy e Júnior” além de participação em “A Diarista”.

LUNAR

Fernando Alves Pinto – Ator que estreou como protagonista em 1994 no longa-metragem “Terra Estrangeira”, de Walter Salles e Daniela Thomas. Participou de outros sete filmes, entre eles “Tônica Dominante” (2000), de Lina Chamie, no qual também foi protagonista. Filho do cartunista Zélio Alves Pinto, sobrinho de Ziraldo e primo de Daniela Thomas e do compositor Antonio Pinto, estudou em Nova York e passou por diversas escolas de teatro e circo. Integrou o elenco de “Menino Maluquinho II – A aventura” (1998), “Eu não conhecia Tururu” (2000), de Florinda Bolkan, “Anahy de las Missiones” (1997), de Sergio Silva, e “Mater Dei” (2001), de Vinicius Mainardi. Atuou também em curtas-metragens, entre eles “Quatro Minutos” (1997), de Sergio Volpi (prêmio de ator nos festivais de Brasília e Gramado), “Negócio Fechado” (2001), de Rodrigo Costa e “Intimidade” (2004), de Camila Gonzatto. Em 2004, atuou ainda em “Araguaya – A conspiração do silêncio”, de Ronaldo Duque, e em “Quase dois irmãos”, de Lúcia Murat e em 2007 em “A Via Láctea”, de Lina Chamie e “Mulheres sexo verdades mentiras”, de Euclydes Marinho.

JOSEFINA

Zezeh Barbosa – natural de Osasco (SP). Em seu currículo estão várias novelas da Rede Globo, como “Negócio da China”, com a personagem Semíramis, em 2008; “O Profeta”, em 2006, interpretando a Dedé; “A Lua me Disse”, em 2005 com a personagem Latoya; “Salsa em Merengue”, em 1996, com a Jacinta, entre outras. A atriz também trabalhou no programa Zorra Total, já foi repórter do programa Vídeo Show e integrou o elenco da série “Malhação”. No cinema Zezeh participou dos filmes “Primo Basílio” (2007), “O Diabo a Quatro” (2004), “Bendito Fruto”(2004), “Cronicamente Inviável” (2000). “Paixão Perdida” (1998). Por sua atuação no filme “Bendito Fruto”, foi premiada com o Candango de Ouro no Festival de Brasília. Em 2007, Zezeh estreou o monólogo “A Mulher Invisível”.

PAI

Sérgio Lulkin – Ator e professor de teatro, com graduação no Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Integrou o grupo TEAR, sob a direção de Maria Helena Lopes, durante 22 anos, tendo participado de espetáculos com destaque nacional como “Os Reis Vagabundos”, “Crônica da Cidade Pequena” e “O império da Cobiça”. Em 2001, com o espetáculo “Solos em Cena”, com direção de Maria Helena Lopes, ganhou o prêmio Açorianos de Melhor Ator. Atuou em vários filmes de curta e longa metragem (Verdes Anos, Ângelo anda Sumido, Trampolim, O homem que copiava) tendo participado de Saneamento Básico, com direção de Jorge Furtado, em 2007, e no ainda inédito “Antes que o mundo acabe”, direção de Ana Luiza Azevedo. Desde 2008 atua no espetáculo “O bairro”, dirigido por Marco Fronchetti. É professor do Departamento de Ensino e Currículo da Faculdade de Educação da UFRGS.

Equipe DIREÇÃO

Frederico Pinto – diretor e roteirista. Dirigiu “Docinhos” (35mm, 2002, stop-motion e imagem real), “Salão Aurora” (Histórias Curtas/ RBS TV, 2004), “Foi onde deu pra chegar de bicicleta” (Histórias Curtas/ RBS TV, 2005), “Os Olhos do Pianista” (35mm, stop-motion, 2005), “Quintana inventa o mundo” (Quintana Anjo Poeta/RBS TV, 2006), “Tratado de Liligrafia” (Curta Criança/ TV Brasil, 2008) e a série “Loja da Esquina” (RBS TV, 2007). Atualmente, além de “As Aventuras do Avião Vermelho”, está dirigindo o episódio piloto da série “Bolota & Chumbrega” (AnimaTV).

José Maia – diretor, produtor e animador. Trabalha há aproximadamente 30 anos na área audiovisual, atuando em cinema, televisão, publicidade e vídeo. Entre seus principais trabalhos na área cinematográfica estão: “Treiler – A última tentativa”, 1986, curta-metragem (direção, roteiro e produção); “O Reino Azul”, 1989, curta-metragem (direção, roteiro e produção); “Docinhos”, 2002, curta-metragem, stop motion (direção e animação); “Wood & Stock – sexo, orégano e rock’n’roll”, 2005, longa-metragem (direção de animação).

ROTEIRO

Camila Gonzatto – roteirista, diretora e produtora de cinema e televisão. É formada em Publicidade e Propaganda pela UFRGS. Cursou o Taller Avanzado de Guión na Escola Internacional de Cinema e TV de Cuba. É mestre em Escrita Criativa na PUCRS e doutoranda pela mesma Universidade.

Emiliano Urbim – nasceu em Porto Alegre em 1978. Formado em jornalismo na UFRGS, está desde 2002 em São Paulo, onde vive com esposa e gato. Já escreveu na Folha de S. Paulo, nas revistas MTV, Capricho, Galileu e Piauí e hoje é editor da Superinteressante, da Editora Abril. Roteirista de curta-metragens, “As Aventuras do Avião Vermelho” é seu primeiro longa.

Frederico Pinto – diretor e roteirista. Dirigiu “Docinhos” (35mm, 2002, stop-motion e imagem real), “Salão Aurora” (Histórias Curtas/ RBS TV, 2004), “Foi onde deu pra chegar de bicicleta” (Histórias Curtas/ RBS TV, 2005), “Os Olhos do Pianista” (35mm, stop-motion, 2005), “Quintana inventa o mundo” (Quintana Anjo Poeta/RBS TV, 2006), “Tratado de Liligrafia” (Curta Criança/ TV Brasil, 2008) e a série “Loja da Esquina” (RBS TV, 2007). Atualmente, além de “As Aventuras do Avião Vermelho”, está dirigindo o episódio piloto da série “Bolota & Chumbrega” (AnimaTV).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PRODUÇÃO

Aletéia Selonk – produtora audiovisual. Dezenas de filmes para cinema e televisão integram seu currículo. Em 2006, fundou a Okna Produções. É jornalista, formada pela Universidade Estadual de Londrina, e pós-graduada em Produção Cinematográfica, pela PUC-RS. Doutora em Comunicação na PUC-RS, com passagem pela Sorbonne. Ministra as disciplinas de produção no curso de graduação em cinema da PUC-RS.

Camila Gonzatto – roteirista, diretora e produtora de cinema e televisão. É formada em Publicidade e Propaganda pela UFRGS. Cursou o Taller Avanzado de Guión na Escola Internacional de Cinema e TV de Cuba. É mestre em Escrita Criativa na PUCRS e doutoranda pela mesma Universidade.

Frederico Pinto – diretor e roteirista. Dirigiu “Docinhos” (35mm, 2002, stop-motion e imagem real), “Salão Aurora” (Histórias Curtas/ RBS TV, 2004), “Foi onde deu pra chegar de bicicleta” (Histórias Curtas/ RBS TV, 2005), “Os Olhos do Pianista” (35mm, stop-motion, 2005), “Quintana inventa o mundo” (Quintana Anjo Poeta/RBS TV, 2006), “Tratado de Liligrafia” (Curta Criança/ TV Brasil, 2008) e a série “Loja da Esquina” (RBS TV, 2007). Atualmente, além de “As Aventuras do Avião Vermelho”, está dirigindo o episódio piloto da série “Bolota & Chumbrega” (AnimaTV).

PRODUÇÃO EXECUTIVA

Aletéia Selonk – produtora audiovisual. Dezenas de filmes para cinema e televisão integram seu currículo. Em 2006, fundou a Okna Produções. É jornalista, formada pela Universidade Estadual de Londrina, e pós-graduada em Produção Cinematográfica, pela PUC-RS. Doutora em Comunicação na PUC-RS, com passagem pela Sorbonne. Ministra as disciplinas de produção no curso de graduação em cinema da PUC-RS.

Lisiane Cohen – cineasta, atriz e professora. Possui mais de 20 anos de experiência profissional no mercado de produção, roteiro, direção e atuação na área artística no Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo. É roteirista e diretora de dez filmes. Recebeu diversos prêmios na área de cinema, teatro e televisão.

ASSISTENTE DE PRODUÇÃO

Gina O’Donnell: produção aprendendo, aprendendo sempre, desde 1973, quando fiz meu primeiro longa-metragem, em 35mm. E agora como prêmio pela caminhada nesta estrada, As Aventuras do Avião Vermelho me joga para um universo de magia, encantamento e aprendizado. Somos também seus passageiros!

 

 

 

 

ASSISTENTE DE DIREÇÃO

Felipe Antoniolli – Um assistente de direção da pesada que junto com uma equipe do barulho apronta altas confusões no maior astral para terminar essa incrível aventura.

 

MONTAGEM

Kiko Ferraz – formado em Publicidade e Propaganda pela PUC-RS e em Engenharia de Som pelo Musicians Institute, Hollywood, EUA. Dirige a Kiko Ferraz Studios, em Porto Alegre, onde realiza a pós-produção sonora de filmes de curta e longa-metragem, comerciais e programas de TV, monta filmes e video-clipes e também produz discos e trilhas sonoras.

EDIÇÃO DE ANIMAÇÃO

Giancarlo Zardo – trabalha há oito anos na área de desenho animado.

ASSISTENTE DE EDIÇÃO

Rafael Onzi: formado em Realização Audiovisual pela UNISINOS, com especialidade em animação e montagem. Dirigiu o curta  “A Dimensão do Reflexo”. Já montou e finalizou diversos curtas e videoclipes. Trabalhou como finalizador da Eureka produtora e atualmente integra a equipe do filme “As Aventuras do Avião Vermelho”.

DIREÇÃO DE ARTE

Moa  (Moacir Gutterres) – se dedica a arte desde 1986 e já  teve  seus desenhos publicados em jornais sindicais e de empresas,  campanhas políticas,  materiais publicitários,  publicações culturais  e jornais diários, como Zero Hora e Jornal do Comércio, ambos de Porto Alegre. Em 2004 se lançou como autor de literatura infantil com o livro “Planetinhas”. Atualmente, trabalha como cartunista, em revistas de informação e ilustra livros didáticos, materiais institucionais e publicitários.

CENÁRIO DE CO-DIREÇÃO DE ARTE

Marco Lesina Pilar – é ilustrador e trabalha na área da animação como Cenarista e Diretor de Arte. Entre os filmes que participou como cenarista, destacam-se os curtas “O Natal do Burrinho”, “O Reino Azul”, e o longa-metragem “Wood & Stock – Sexo, Orégano e Rock’n’Roll”.

ASSISTENTE DE ARTE

Diego Amorim – desenhista e estudante de Artes Visuais da Ufrgs.

Laís Tissiani Dutra – Desenhista e estudante de Artes Visuais da Ufrgs.

MODELADOR 3D

Luiz Pellizzari – Monty – natural de Manaus, começou a trabalhar com ilustração e desenho no final dos anos 1990. É um veterano da indústria de jogos nacional, com seis títulos publicados para consoles e PC. Nos últimos anos se dedica à animação. “As Aventuras do Avião Vermelho” é seu segundo filme de animação em longa-metragem.

Cristiano Lopes – no trabalho engano muito bem no 3D, em casa, lavo, passo e ainda cozinho.

DIREÇÃO DE ANIMAÇÃO

José Maia – diretor, produtor e animador. Trabalha há aproximadamente 30 anos na área audiovisual, atuando em cinema, televisão, publicidade e vídeo. Entre seus principais trabalhos na área cinematográfica estão: “Treiler – A última tentativa”, 1986, curta-metragem (direção, roteiro e produção); “O Reino Azul”, 1989, curta-metragem (direção, roteiro e produção); “Docinhos”, 2002, curta-metragem, stop motion (direção e animação); “Wood & Stock – sexo, orégano e rock’n’roll”, 2005, longa-metragem (direção de animação).

ANIMAÇÃO

Bruno Seelig – estudante de artes plásticas, animador, roteirista e quadrinista.

Carlos Mateus da Silva – desenhista e estudante de Artes Visuais e Teatro da Ufrgs. Também integra o grupo de teatro amador Não temos nome ainda.

Charles Lima – Animador e ilustrador, esta é sua primeira experiência em um longa de animação.

Felippe Steffens – desenhista e estudante de Artes Visuais.

Josemi Bezerra – desenhista, animador, às vezes designer. Anima o Fernandinho das Aventuras do Avião Vermelho. Também é quem desenha o Ataíde do Caixa Pretta.

Maumau (Maurício Rodrigues Gonçalves)

Ilustrador por opção, designer e publicitário por formação. Nascido em Pelotas há 30 anos e morando há 4 em Porto alegre, trabalhou em diversas áreas, desde as mais artísticas às mais burocráticas. Atualmente, dedica-se aos quadrinhos, como roteirista e desenhista e também como editor da revista Adeus, Tia Chica!. Sua experiência anterior com animação foi como cenarista do curta O Retorno de Saturno, realizado pela Cartunaria Desenhos Animados, além de experimentos caseiros com stop-motion, rotoscopia e outras tosqueiras em flash.

Marco Túlio Ramos Vieira – formado em Artes Visuais, com habilitação em Cinema de Animação, pela UFMG. Diretor do filme “Mais Valia” (2011). Já trabalhou em projetos como o Espaço do Conhecimento TIM/UFMG; Crônicas Animadas, onde lecionou animação em duas oficinas. Trabalhou em diversos filmes independentes.

Mario Alves – começou sua carreira de animador, no final dos anos 90,  trabalhando como intervalador. Trabalhou como animador em comercias e curtas-metragens. Animou a série educativa “Falamenino”. Participou da animação do longa-metragem “O Homem que não dormia”, de Edgard Navarro. Foi animador no longa-metragem “Ritos de Passagem”, de Chico Liberato.

Thiago Franco Ribeiro – Graduado em Belas Artes, com habilitação em Cinema de Animação pela UFMG. Mestre em Arte e Tecnologia da Imagem em Movimento, com pesquisa sobre produção de animação em stop-motion, pela UFMG. Professor substituto na UFMG em 2008 e 2009. Pesquisador sobre Fotografia Pinhole. O Avião é o seu primeiro longa de animação.

Felipe Grosso, Odirlei Seixas, Fábio Vianna: são animadores da Cabong, de Curitiba, estúdio colaborador do nosso projeto.

INTERVALAÇÃO

Átila Barros: Desenhista, ilustrador e quadrinista. Primeira experiência em um longa-metragem de animação.

 

Daniel Strapasson Faccio – formado em Comunicação Social – Publicidade e Propagando, veio de Passo Fundo ajudar o Avião  alçar vôo.

Guilherme Drummond – Green – estudante de Design na Uniritter, pintor muralista (Graffiti Art), tatuador e desenhista.

Marcelo Souza – desenhista, quadrinista freelancer e quem sabe um dia, um grande animador.

CALQUE

Amanda Dimer – Nascida em Caxias do Sul, veio para Porto Alegre estudar Artes Visuais na UFRGS. É apaixonada por quadrinhos e animação! Esta é sua primeira experiência trabalhando num estúdio de animação.

Maciel Goelzer – estudante de Artes Visuais na UFRGS, fotógrafo. Sou amante do cinema e da vida e de todas as descobertas que me ajudam nesse vasto mundo.

Tatiana Tesch – ilustradora, desenha para agências de publicidade, escritores, editoras e participa de filmes de animação. Antes do Avião Vermelho, trabalhou em Soda Sexo (Laboratório de Desenhos, 2003), Aquarela (LD, 2003) e Fuga em Ré Menor (Studio Otto Guerra, 2007-2009). Bacharel em Publicidade e Propaganda/PUCRS e em Artes Plásticas/UFRGS.

Thiana Sehn – cursa Artes Visuais na UFRGS. Tem experiência com design. Sonha em morar em um sítio, adora catar lixos que pode usar algum dia, anda pela rua prestando atenção nas partes superiores dos prédios, mas se encanta por chão, formigas, folhas e em ver como e quanto tempo as coisas levam até se decompor. Curiosa com a origem das palavras e ditados.

Victória Campello – é estudante de Artes Visuais, na UFRGS. Desenha, estuda, fotografa, sonha, dança, trabalha, sorri. Enquanto não sabe o que será, viaja para conhecer países quentes e coloridos, desenha personagens que vão à lua, planta sementes pelos canteiros da cidade cinza, vive para que seja doce.

SOMBRA

Camila Peres – estudante de artes visuais na UFRGS, sua maior felicidade é desenhar.

Guilherme Sommermeyer – estudante de letras da UFRGS, entusiasta das palavras e linhas.

Julio Cesar Herbstrith –Bacharel em Artes Visuais, com ênfase em desenho, pela UFRGS. Atualmente, é mestrando em História Teoria e Crítica da Arte. Desenhista e apreciador do velho cinema alemão. No Avião Vermelho é um dos caras da sombra.

Cassius Medina

Dreyfus Soler – é estudante de Artes Visuais na UFRGS, ilustrador e fotógrafo. Adora música jamaicana e comidas étnicas. Odeia acordar cedo e preencher formulários.

PINTURA

Geórgia Reck – Pinta os bonequinhos no computador.

Giovanna Maia – Filha única, de pais separados. Uma infância problemática e uma adolescência difícil. Quase adulta resolveu deletar pixels excedentes,consertar traços tortos e colocar cor num alfa quadriculado.

MAKING OF

Norton Simões – Começou a trabalhar em cinema nos anos 80 como Operador de câmera de animação na Otto Desenhos Animados. Nos anos 90 foi livreiro. Em 2010 com uma pequena ajuda dos grandes amigos voltou a produção cinematográfica.

 

 

PROJETO EDUCATIVO

Mônica Hoff – pós-graduanda em Economia da Cultura (PPGE/UFRGS), Especialista em Pedagogia da Arte (PPGEDU/UFRGS) e Bacharel em Artes Plásticas (IA/UFRGS). Desde que se conhece por gente, atua na interface entre as áreas de educação e arte. Já produziu exposições, já coordenou equipes enormes, foi estagiária do cinema, organizou simpósios e seminários, e deu muita aula. Há 03 anos, é responsável pela coordenação geral do Projeto Pedagógico da Fundação Bienal do Mercosul.

IMPRENSA

Sarah Goulart –  é jornalista, atuante na área de assessoria de imprensa cultural. Entre os trabalhos já realizados, destacam-se a divulgação local e nacional de importantes projetos, como lançamentos de filmes, shows, espetáculos teatrais, livros, exposições e festivais. Na área de cinema é responsável pela assessoria de imprensa do CineEsquemaNovo – Festival de Cinema de Porto Alegre de 2006 a 2009 e integra a equipe de comunicação da 9a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. Nos últimos anos fez os lançamentos dos filmes “Cão Sem Dono”, de Beto Brant e Renato Ciasca (em Porto Alegre); “3 Efes”, de Carlos Gerbase (nacional); “Ainda Orangotangos”, de Gustavo Spolidoro (filmagens e lançamento). Para o Avião faz assessoria de imprensa e atualização de conteúdo deste blog.