Agenda

14/04/2016

Lançamento do livro 10º volume da Coleção Primeira Leitura, Anayde Beiriz em Quadrinhos

O 10º volume da coleção “Primeira Leitura”, iniciativa do Balcão de Livros da Energisa e Editora Patmos, conta a história de Anayde Beiriz, paraibana que marcou as décadas de 1920 e 1930 na Paraíba. A obra, assinada por Sabrina Rafael Bezerra e com ilustração de Américo Filho, será lançada no dia 14 de abril, às 19h, na Usina Cultural da Energisa.

Escritora de grande talento, inteligência e ousadia, Anayde foi colaboradora de revistas conhecidas na sua época não apenas na Paraíba, mas também em toda a região Nordeste. Primeira mulher retratada pela coleção “Primeira Leitura”, a história de Anayde surpreende pela ousadia em enfrentar pesados padrões de moral e bons costumes de uma época em que as mulheres não tinham direitos e eram colocadas às margens da sociedade.

A “professorinha”, como era conhecida pejorativamente por algumas damas da sociedade, Anayde teria sido a pivô do assassinato de João Pessoa na década de 1930, mas a grande luta abraçada por ela foi a cultural. Lutou contra a limitação social das mulheres e o preconceito que as humilhavam. Com seu jeito irreverente, roupas, maquiagem e corte de cabelo muito à frente de seu tempo, Anayde Beiriz movimentou a conservadora sociedade paraibana de seu tempo.

“A literatura infantil carece de uma representação feminina que fuja ao padrão idealizado por um mundo de fantasias em que princesas esperam seus príncipes encantados até viverem felizes para sempre”, diz Sabrina Rafael, roteirista da obra.

Ainda segundo a autora, nas HQs são pouquíssimas as mulheres retratadas e prevalece o protagonismo masculino. “Enquanto pesquisadora de gênero e história das mulheres, procurei caracterizar nessa obra uma mulher de verdade e de significativa presença na vida cultural da Paraíba”, revela.

Carlos Roberto de Oliveira, da Editora Patmos, ressalta a importância de apresentar os leitores a vida de uma paraibana que muito influenciou na história do Estado. “A obra conta, em detalhes, a trajetória de uma pessoa que marcou a história da Paraíba e que, com certeza, muitos paraibanos ainda não conhecem”, contou.

O lançamento acontece na sala Vadimir Carvalho.