Realizado pela Energisa Paraíba e Fundação Ormeo Junqueira Botelho, e patrocinado pelo Ministério da Cultura (Lei Rouanet de Incentivo à Cultura), a 1ª edição o Prêmio Energisa de Artes Visuais aconteceu em 2011 na galeria de arte da Usina Cultural com exposições individuais e coletivas de artistas residentes em todo o território nacional.
Além das exposições, o PEAV concedeu prêmios em dinheiro aos artistas selecionados e realizou oficinas e seminários em torno de temas da arte contemporânea, com o objetivo de apoiar artistas iniciantes, que necessitam expandir seu campo de atuação e discutir sua produção, mediante a realização de atividades coletivas, sob a orientação de renomados críticos.
Natal na Usina
Há dois anos a Usina Cultural Energisa realiza o grande evento Natal na Usina oferecendo ao público uma vasta programação que mescla decoração de natal e iluminação especial, concursos culturais(presépios e redação), shows com bandas e artistas regionais, cinema, concerto de violão clássico, mostra de corais, visitas ao Espaço Energia, oficinas e feiras cultural e gastronômica. Além da programação cultural, o público pode participar de ações sociais ajudando instituições beneficentes. Ao todo, são quase 40 dias de atrações culturais para os paraibanos, com entrada gratuita para todos os eventos.
Edital de Ocupação Artes Visuais – Galeria de Arte da Usina
O Edital de Ocupação Artes Visuais 2017-2018, promovido pela Energisa Paraíba, tem como objetivo fomentar a produção paraibana de artes visuais por meio da seleção de artistas paraibanos (ou radicados no Estado da Paraíba) para integrar exposições individuais e/ou coletivas na galeria de arte da Usina Cultural Energisa, em João Pessoa. Além da realização das exposições o Edital de Ocupação concede pro labore, material gráfico padrão (folder) e suporte técnico de montagem das exposições.
CINEPORT
O Festival de Cinema de Países de Língua Portuguesa (CINEPORT), é um festival de mostras competitivas de longas e curtas-metragens de países que tem o português como língua oficial. Além das mostras competitivas em diversas categorias, o festival concede cinco troféus de reconhecimento às produções audiovisuais: Andorinha Longa-metragem, Andorinha Curta-metragem, Andorinha Técnica, Andorinha Criança e Humberto Mauro. Além destes prêmios, o festival concede o Prêmio Energisa Estímulo ao Audiovisual Paraibano voltado exclusivamente para filmes produzidos e realizados no próprio estado e por equipes e diretores residentes no estado.
A sua primeira edição aconteceu no ano de 2005, na cidade de Cataguases (MG), sede da Fundação Ormeo Junqueira Botelho, entidade promotora